Publicado por: Big_DJouse | julho 1, 2009

Sobre Política

Não gosto de política. Se alguém me perguntar algo, pouco terei a dizer. Odeio acompanhar e mais ainda tomar partido por algum partido ou político. Pra mim, alguém que se candidata ao poder não pode ser confiável. Provavelmente essa pessoa não entende o que significa estar lá, no comando.  O poder é, essencialmente, um fardo. Um rei não comanda,  serve seu povo.  Quem, em sã consciência, iria querer um tarefa dessas?

Cargo político deveria ser imposto. Sei lá, alguém escolheria um cidadão que fosse comprovadamente apto ao cargo e exigiria que ele desempenhasse muito bem sua função, sob pena de ser punido em caso contrário. Apto aqui significaria que ele fosse comprovadamente honesto e, de preferência, tivesse horror à idéia de ficar no poder. Pode parecer uma idéia idiota, mas acho mais aceitável do que dar poder de voto a uma maioria sem a educação necessária para escolher seus representantes. Uma maioria que se vende ao primeiro que aparece dando algumas migalhas. Uma maioria que continua burra porque é de interesse daqueles que estão no comando que assim permaneça.

Eu, pessoalmente, não acredito que o voto é a arma do cidadão. Não creio que o voto mudará alguma coisa e tenho pena de quem acredita nisso. Acho que é mais uma quimera a que muitos se agarram para justificar sua omissão. Os políticos roubam, achamos injusto e isso é tudo. Tentamos acreditar que tudo se resolverá na próxima eleição, quando formos às urnas. Bobagem.

Qual a solução? Não sei. Revolução, diriam alguns mais extremos. Para quê? Para que outra classe tome o poder e continue tudo do mesmo jeito, ou senão pior? Não, essa não é a resposta. Eu desconfio que educação seja a resposta, mas quando e como chegaremos lá?

Responses

  1. De fato meu caro. Não existe outro caminho sólido e duradoura além da educação. Educar, metaforicamente falando, é o mesmo que, ao invés de dar o peixe, ensina-se a pescá-lo. Enquanto não houver investimento maciço na educação (entendamos educação em um sentido latu) não haverá solução pra tanta desonestidade, corrupção, etc, etc, etc…


Deixe um comentário

Categorias

