Publicado por: Big_DJouse | janeiro 27, 2008

Sobre Stardust

Filme é uma coisa, livro é outra. Parece óbvio, mas tem gente que esquece disso. Não adianta esperar uma tradução fiel de uma mídia para outra. Sempre será necessária a adaptação. E adaptar não é uma tarefa fácil. Pra falar a verdade, adaptar é uma tarefa para poucos.

Vejam o caso de Stardust: o livro é um dos melhores que já li. É um belíssimo conto de fadas sobre um rapaz que tenta achar uma estrela cadente para sua amada. Neil Gaiman conhece muito bem o “folklore” europeu e usa todo esse conhecimento na sua história. Dizer que o livro tem o clima de um conto de fadas não é mera redundância. É a essência dele.

E então, veio o filme. Não vejo nada de conto de fadas nele, a não ser uma pálida lembrança. Transformaram o filme em uma aventura fantástica mediana. Não sei se por incompetência ou conveniência. Sei que o resultado é medíocre.

Por que não vejo nenhuma menção às cantingas de ninar, ou aos perigos de se perder em uma trilha? Onde está aquele medo de perder seu nome, ou a importância de um juramento, coisas tão importantes no mundo das fadas? Por que não vejo Tristram conversar com uma árvore que antes era uma ninfa? Por que intercalar tantas piadinhas fúteis em toda a história? Cadê aquela estrela irritadiça, sempre disposta a xingar o pobre Tristam? Porque fazer-nos engolir que Tristram vira um mestre em esgrima em poucos dias, só para incluir um combate de espadas que nada acrescenta e que nem mesmo existe no livro?

Admito que estou indo um pouco longe. Afinal, filme é uma coisa, livro é outra. Eu nunca poderia esperar uma transição fiel. Só que neste caso, meus caros, nem ao menos acertaram na adaptação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: