Publicado por: Big_DJouse | janeiro 24, 2008

Sobre Teologia Cristã

Era uma vez um senhor de idade, conhecido por ser bom, justo e sábio. Ele tinha dois filhos, um tão bom, justo e sábio quanto ele, e um outro que… bem, digamos que esse outro filho não o deixasse lá muito orgulho. Mas como filho é filho, ele o amava do mesmo modo.

Pois então, um certo dia esse seu filho mais problemático fez algo errado. Alguns diriam que era coisa da idade, outros que aquela atitude mereceria um bom corretivo.  O velho pai fazia parte do segundo grupo. Ele então ficou aguardando seu filho chegar em casa, para dar-lhe o castigo merecido.

Quando seu filho chegou e ele estava prestes a puní-lo, seu outro filho, aquele bom, justo e sábio, implorou-lhe que o castigasse no lugar de seu irmão. O velho parou, pensou, refletiu, e numa atitude digna de homem realmente justo, disse:

– Tá certo!

E espancou seu filho justo até a morte. O seu irmão ficou ali parado, vendo aquela cena terrível. E então o velho pai olhou para ele e disse:

– Tá vendo? Fiz isso porque amo você!

Agora uma pergunta: a atitude do velho pai foi justa?

O quê?  Foi a atitude de um louco? Então por que você ainda segue o cristianismo?

Responses

  1. Hei….estou gostando de ler seus posts…vc é mt inteligente…mas nessa sou obrigada a discordar de ti… Jesus era o filho de Deus mas Ele era o próprio Deus (Trindade). Deus por amor de toda uma humanidade permitiu que Jesus sofresse na forma de homem pagando pelo pecado humano para que todos nós pudéssemos ser reconciliados a Ele…Ele cumpriu a lei para que nós não mais precisássemos cumprí-la, pois nao conseguiriamos. Ele sabia que Jesus suportaria tudo, até porque o próprio Jesus se disponiblizou para salvar o povo, para que um dia estivéssemos todos no Céu juntamente com o Pai. Crer nisso não vem do intelecto e sim da fé. A Bíblia diz que a sabedoria de Deus é loucura para os sábios, tem coisas que não precisamos entender, apenas crer. ABraço.

    • Como vc provaria esta comparação satânica que fez? Na verdade, não sabes o que está dizendo, senhora! Trate de se arrepender, peça perdão a Deus da blasfêmia que disse, caso contrário qdo ‘fechares os olhos’ verás a diferença.

  2. Obrigado, Euzinha!
    Eu acho o cristianismo muito contraditório. É necessário uma fé gigante para aceitar seus dogmas. Uma fé gigante ou uma cegueira gigante. Eu nada tenho contra os que possuem a fé. Eu só critico os cegos que seguem sem questionar. Talvez não esteja bem claro, mas o objetivo do post é este: abrir os olhos dos cegos. Se é para ter fé, que seja uma fé verdadeira.

    Abraço!

  3. João 3;16 diz “PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAU MANEIRA QUE DEU SEU FILHO UNIGENITO PARA TODO AQUELE QUE NELE CRE NÃO PERAÇA MAIS TENHA A VIDA ETERNA”

    Deus sabia que seu filho “JESUS” agüentaria passar por tudo aquilo, por isto permitiu que ele o fizesse.

    DEUS nosso pai o todo poderoso, já sabia que no seu filho ressuscitaria.

    E porque Jesus conquistou a morte, podemos aguar-dar uma vitória eterna sobre a prisão da cova (cf. 1 Coríntios 15). Com este milagre Deus oferece a maior prova da Sua existência, de Seu poder, de Sua pureza e de Seu amor. Tudo o que é bom em Deus é resumido na força desta declaração: Jesus ressus-citou!

  4. Humrum. Tá.
    Quer dizer que só porque você sabe que seu filho é capaz de resistir à uma tortura você deixaria ele passar por ela? Mesmo sabendo que por acaso ele venha a morrer e depois ressuscite?

    Não me venha dizer que era essa a única maneira. Estamos falando de Deus aqui. Eu acho que seria bem mais simples se Ele dissesse:
    -Beleza galera, eu perdôo vocês.
    Tá vendo? Nenhum inocente morreria ou sofreria por isso e o efeito seria o mesmo.

    • Mano, vc pode então me dizer a sua opinião a respeito do sacrifico de jesus? outra pergunta, vc ja parou para analisar que tudo que Deus faz tem um sentido, e que isso dificilmente é compreendido por nós seres humanos? ja parou pra pensar que sim, as religioes sao simplesmente mesquinhas e tem um deus pequeno (com d minusculo mesmo), por que Deus (com d maiusculo) não é esse deusinho mesquinho das igrejas, e sim um Deus grande que vai muito alem do nosso entendimento ! gostaria de “papear” contigo, me manda um email que te passo meu msn se for o caso pra gente conversar. Abraço.

      • Simplesmente acho que Jesus, se realmente existiu, nunca se ofereceu em sacrifício para Deus. Acho que, simplesmente, ele foi vítima do sistema político-religioso da época. Tudo porque ele defendeu os mais pobres e criticou a hipocrisia dos mais poderosos. Algo bem comum na história da humanidade, se você observar.

        Não acredito em um Deus que simplesmente está sentado em um trono arquitetando todos os passos de nossa vida como um autor de um grande livro. Até porque, se assim for, é uma prova de que ele é extremamente cruel (basta pensar na imensa quantidade de inocentes que morrem a cada dia).

        Acredito em um Deus que vive em tudo. Um Deus que é tudo, incluindo o nada. Cuja mente ou natureza é simplesmente impossível sondar. Minha visão do divino aproxima-se bastante do Tao chinês. Recomendo que leia sobre o taoísmo. É uma visão completamente diferente do divino.

      • oi sou elias e gosto de adorar a deus … quem quiser conversar sobre deus e seus mandamentos me adc no msn.. elias_pst@hotmail.com

  5. infelizmente toda verdade para muitos só ira chegar tarde demais,porém não irei fazer comentários para justificar a atitude do filho bom. só peço que você leia e peça direção de quem de direiro a respeito da parabola de lázoro o mendigo e o homen rico (Lucas 16:19-31) leia,medite e faça a sua escolha, não se esqueça ele e o unico caminho (jesus)

  6. Porque não comentas sobre a atitude do pai, Hélio?

    A parábola que você colocou aqui fala sobre acreditar ou não nos ensinamentos dos profetas. O que, simplesmente, nada tem a ver com o que eu pergunto. No post, eu não me posicionei como crente ou não-crente. Apenas questionei a necessidade do sacrifício. Pense um pouco: pra você, acreditar em um deus (ou no seu Deus) significa aceitar incondicionalmente todos os atos que essa divindade realiza? Mesmo que eles sejam moralmente questionáveis? É essa a questão.

    • a nessecidade do sagrificio era nessesria sim! Os cristãos em geral creêm que isso foi a forma de Deus expresaar seu amor por nois(e por vc tb), e sem sacrificio nao haveria resposta! tipo: ELE abriu mão de seu propri filho para ganhar outros tantos! se para vc nao faz sentido te dou um conselho! Ele mesmo disse fazei prova de mim! ore e peça que Ele te mostre que ELE é! vc vai se surpriender!! mas ore com a fé verdadeira!!! vc memo a conece não?!

      • A necessidade do sacrifício nunca existiu. Estamos falando de Deus aqui. Se for da vontade Dele, todos se salvam. Basta Ele querer.

      • Lana, vc disse que Deus mesmo diz, fazei prova de mim??? onde esta escrito isso na biblia? por um acaso você não esta fazendo a besteira de citar malaquias 3:10 não né? ai, ai, ai…

  7. Claro que eu como servo de Deus.Tenho não a obrigação,mas a satisfação sacrificar tudo o que é contra ao Deus.pois Ele mim escolheu,por isso eu aceito incondicionalmente obedece-lo.
    no livro (Lc):16:19 a 31 não é uma parabola mais sim um fato que acontecerá com todos aqueles que rejeitarem a Jesus como seu Salvador.pq se fosse uma parabola não teria o verbo haver.
    Medite em Rm,(1):18,a32,e vc vai ver que ninguem pode questionar a Deus.A não ser aqueles que vivem imoralmente,mas nos diz que todos um dia terão que dizer que Jesus Cristo é o Senhor para glória de Deus.Filipenses,(2),1,a11,Jesus te ama.

  8. A loucura de DEus é mais saiba que os homens ,e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens.
    Por isso é que Deus não te escolheu ainda por que você não tem humildade e é sábio a teus proprios olhos que pena .
    mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para envergonhar as sábias,e as coisas fracas do mundo Deus escolheu para aniquilaras fortes.
    E Deus escolheuas coisas vis deste mundo ,e as desprezíveis ,e as que não são,para anular as que são. faca com o Apòstolo paulo,que rejeitou á sua sábedoria para aprender por meio das revelações de Cristo.Fazendo assim com certeza terás lugar no reino de Deus e de Cristo.

  9. A loucura de DEus é mais saiba que os homens ,e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens.
    Por isso é que Deus não te escolheu ainda por que você não tem humildade e é sábio a teus proprios olhos que pena .
    Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para envergonhar as sábias,e as coisas fracas do mundo Deus escolheu para aniquilar as fortes.
    E Deus escolheu as coisas vis deste mundo ,e as desprezíveis ,e as que não são,para anular as que são. faca com o Apòstolo paulo,que rejeitou á sua sábedoria para aprender por meio das revelações de Cristo.Fazendo assim com certeza terás lugar no reino de Deus e de Cristo.corrigido

  10. Desde já declaro esta discussão como totalmente improdutiva. Isso porque se trata apenas da velha questão de razão x fé. Poderemos nos estender por milhares de comentários, mas não conseguirei convencer nenhum de vocês. Tampouco o contrário acontecerá.

    Porém, responderei cada comentário, caso alguém queira apresentar sua opinião.

    Vamos à resposta para o sr. Evaldo:

  11. Evaldo, a passagem citada em Lucas é sim uma parábola. É uma história criada por Cristo afim de transmitir um ensinamento. A presença do verbo haver nada diz sobre ser fato ou não.

    Meditei sobre Rm 1, 18 a 32. É mais uma passagem que nada tem a ver com o assunto. Você desconsidera o contexto histórico no qual a bíblia foi escrita. Aquele texto trata dos povos pagãos e seus costumes diferentes dos cristãos daquela época. Eles seguiam costumes que o autor considera execráveis, nada mais. Porém um trecho desse mesmo texto que você me citou me chamou a atenção. Vou trancrevê-lo da maneira que está na bíblia que possuo:

    “De fato, desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, tais como seu poder eterno e sua divindade, podem ser contempladas, através da inteligência, nas obras que ele realizou.”

    Por essa frase, então a fé é passível de reflexão racional. Isso não sou em que estou dizendo, é o que está escrito (embora eu não considere isto importante, mas você sim). Agora segue o texto:

    “Os homens, portanto, não têm desculpa, porque, embora conhecendo a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, perderam-se em raciocínios vazios, e sua mente ficou obscurecida. Pretendendo ser sábios, tornaram-se tolos, trocando a glória do Deus imortal por estátuas de homem mortal, de pássaros, animais e répteis.”

    Agora eu pergunto: será que não é você que está se perdendo em raciocínios vazios e, pela cegueira da sua fé, ficou com a mente obscurecida, Evaldo? Medite sobre isso.

    Sua citação de Filipenses me ofende, bem como o seu segundo comentário. Não procuro elogios, não quero me exibir. Sou sim humilde e estou longe de me considerar sábio. Só estou expondo o que penso. Se quer discutir, estou aqui, embora ache que não irá render muitos frutos, como falei ali em cima. Você não me conhece, portanto não têm o direito ou autoridade para supor isto.

    Se acaso passou pela sua cabeça que estou questionando Deus, corrija seu pensamento. Isso é impossível. Estou questionando os preceitos de uma religião. Isso sim é passível de questionamentos.

    Até a próxima.

  12. poderia me esclareser quantos anos a entre Daniel e Cristo.
    obrigado se poder me esclareser

  13. por Email obrigado.
    deija.aqui@hotmail.com

  14. Hã?!?

  15. se vc só consegue enxergar dessa forma…

  16. se vc só consegue enxergar dessa forma, tomando essa tosca história como exemplo…
    primeiro,
    nenhum pai que ama castiga dessa forma
    segundo
    se o outro aceitou ser castigado e sabia o risco que
    corria, tendo a certeza que iria para um outro lugar
    essa história não pode ser analizada assim,
    e o contexto?,
    Já que vc fêz alusão ao cristianismo como um paralelo, muitos outros fatores vc não levou em conta
    Por favor, fale de algo que vc conheça com profundidade…
    decupero

  17. se vc só consegue enxergar dessa forma, tomando essa tosca história como exemplo…
    primeiro,
    nenhum pai que ama castiga dessa forma
    segundo
    se o outro aceitou ser castigado e sabia o risco que
    corria, tinha a certeza que iria para um outro lugar
    essa história não pode ser analizada assim,
    e o contexto?,
    Já que vc fêz alusão ao cristianismo como um paralelo, muitos outros fatores vc não levou em conta
    Por favor, não se arrisque criticar algo que vc não conheça com profundidade…
    decupero

  18. Vamos à resposta para o Carlos:

    Primeiro:
    Você disse aí que nem um pai que ama castiga dessa forma. Concordo com você, mas a Igreja não. Ela afirma que Jesus morreu para a remissão dos nossos pecados. Isso todos sabemos, não é preciso ser nenhum teólogo.

    Segundo:
    Se o outro aceitou ser castigado, mesmo sob as condições que você colocou, quer dizer que a atitude do pai foi justa? Então, se um suicida chegasse ao seu lado, você o assassinaria cruelmente, não é?
    E o que você quer dizer com o contexto? Que contexto validaria essa mostruosidade?

    Terceiro:
    Quais outros fatores não levei em conta ao criticar o cristianismo fazendo o paralelo com essa história?

    Eu posso citar alguns, apesar de você supor que eu não consiga. Vou apontar um, que euzinha deixou logo ali, no primeiro comentário: O pai e o filho são a mesma pessoa.

    Então o deus cristão se faz homem para se deixar matar para que só aí ele possa perdoar os pecados da humanidade. Por que ele simplesmente não perdoa logo de cara? Por que o sacrifício? Por que tem que existir uma oferta de sangue para amolecer o coração de um deus que é, supostamente, amor? Tenho ainda mais objeções, mas deixemos para lá, a lista seria imensa.

    Ah, sim, pra encerrar: se eu não conheço com profundidade, você poderia me esclarecer? Você me passou tanta confiança que penso se tratar de um estudioso no assunto.

    Abraço.

  19. ´se vc pensa assim nao sou eu que vou mudar a seu pensamento!

    o que é uma pena !

    porque tudo o que DEUS fez por nos e tem pessoas que ainda pensam assim!

    porque é tao dificil de acreditar no amor de DEUS??

    por que isso fere a nosso saber !
    porque nossa sabedoria é tola !
    e cheia de coisas vazias!
    porque entra em conflito!
    queremos ser melhores
    queremos nos mesmos nos salvar !
    ou simplismente acreditamos que nao existe nada após a morte!
    porque por medo do inferno porque é mais facil acreditar que tudo é “toliçe”!
    é dificil ser cristao?
    é sim!
    intao preferimos se acomodar e dizer isso é ‘lorota’ por medo e por porque nao dizer “preguiça” de fazermos o que é certo!
    as coisa do mundo sao mais apetitosas para os nossos olhos!

    amor todos os mandamentos se resumem a isso amor!

    é dificil pensar e acreditar que DEUS enviou seu proprio filho a morte!?

    pois é mais foi isso que aconteceu!
    e se é presciso ter uma fé muito grande pra crer nisso nao sei !
    nao posso medir minha fé !
    mais eu a tenho !
    por menor que seja essa fé é fé!

    eu creio nisto em tudo o que a biblia diz!
    o que é justamente o contrario do que vc diz!
    e estou tranquilo com isso!
    a outra coisa a teologia crista é contraditoria ?
    muitas coisas nao sao para nos tentarmos entender mais apenas crermos!
    bem aventurado é aquele que crer sem num nunca ter visto tudo isto!
    DEUS nos deu o que prescisamos para sermos salvos!
    a BIBLIA!
    o ESPIRITO SANTO age atraves da palavra!
    leia a BIBLIA E peça entendimento para DEUS!
    nao temos certas coisas por nao pedimos!
    tudo o que perdires em meu nome o Pai vo atendera! isso cristo fala!

    que DEUS nos Abençoe e nos guarde!
    e nos de o entendimento nesseçario para sermos salvos!

    atraves da fé !
    na obra de CRISTO JESUS NOSSO SALVADOR!

  20. Rafael, a questão aqui nem é acreditar ou não na bíblia. Estou até supondo que o cristianismo, tal qual a Igreja o concebeu, seja “a verdade”. A questão é aceitar a atitude divina de mandar seu santo filho para ser sacrificado como uma prova de amor.

    Simplesmente não posso aceitar isso como prova de amor. Isso, definitivamente, não é amor. Parece-me uma ação de um tirano, um sádico que quer ver sangue correr só para pensar se perdoa ou não seus súditos. Quanto mais eu olho o problema, mais e mais objeções eu encontro.

    É a minha opinião, apenas. É um dos motivos pelo qual abandonei essa religião. Contudo, não posso e não quero criticar quem continua seguindo ela! Que isso fique bem claro!

    O que me incomoda é alguém aceitar uma “verdade” sem pensar. A fé não precisa vir desacompanhada de reflexão. Acho, inclusive, que quanto maior a fé, mais reflexão ela traz consigo.

    Lembro-me que vi uma notícia de algumas cartas de Madre Tereza onde ela trazia dúvidas profundas sobre Deus. Quem poderia duvidar da fé dessa mulher, que viveu a serviço dEle?

    Outro exemplo de um cristão a quem muito admiro: C. S. Lewis. Ele escreveu livros sobre a religião cristã que não se furtava a tratar destas contradições. Ele procurou explicar o problema do sofrimento, por exemplo, em um livro do mesmo nome.

    Percebe aonde quero chegar? Não acho que simplesmente falar que “a sabedoria de Deus é loucura para os homens” ou dizer que contradições são mistérios é um bom caminho.

    Até porque, se Deus revela a verdade aos homens, estes tratam de corrompê-la.

    Pensem nisso!

  21. ^^

    sim entendi o seu ponto de vista !

    tambem nada contra que nao segue o cristianismo!

    temos o livre arbitrio temos o poder de escolha !

    “eu sou o caminho a VERDADE e a vida”
    ninguem vai ao Pai se nao por mim!

    se pensarmos bem temos a verdade!

    muitos pensamentos humanos e filosoficos nao compreendemos ae vezes!
    imagina os preceito de DEUS !

    nao entendemos os presceitos de DEUS em sua totalidade!

    meu ponto de vista, temos o nescessaario para sermos salvos!
    a fé na obra de CRISTO!

    eu acredito nisso!

    ^^

    fique com DEUS!!

  22. olha ,não sei quem é vc,..mas DEUS sabe e te conhece muito bem,..ele sabe o motivo que te leva a pensar assim,..nós seres humanos não conseguimos entender uns aos outros,.mas DEUS nos entende,..talvez vc tenha tanto interesse em saber mais de DEUS que até acabou estudando mais do que devia,e o resultado foi esse ,..não acho que vc é uma pessoa má,..mas acho que vc ainda tem muita nessecidade la no fundo da sua alma,.e sei que mesmo que vc ja se sente meio enfadado por ter buscado tanto e encontrado quase nada,sei que vc ainda vai querer buscar mais,..vc não vai desistir,..DEUS ama nossas vidas,.ele ama vc,..nós o povo aqui desse mundo representamos o filho rebelde ,desobediente, ingrato,…mais amante dos prazeres da carne do que das coisas de DEUS,..devido a isso muitas vezes nos escondemos atrás de mentiras,disfarçando,fingindo,…mas DEUS que é o nosso pai, ele olhou para nós e viu todos esses defeito e imperfeições e olhou para o filho sábio,..JESUS CRISTO,…esse era e é o filho que era bom,..comportado,..obediente,..cheio de amor dentro de sí,..puro ,..limpo ,..sábio,..foi por JESUS CRISTO ser tão sabio e tão cheio de amor verdadeiro, foi por tudo isso que ele vendo o pai olhar para ele ,ele ja sentiu a dor do pai,..ele entendia que o pai não tinha prazer na morte do filho impio,..mas o prazer do pai era que o filho se arrependesse e se convertesse ,..vamos dizer que o filho rebelde e impuro abondonasse todo mal encontrando o bem atravéz do amor verdadeiro,e então o filho cheio de pecado e doente ficasse são de suas feridas,..pois assim esta escrito na biblia,..DEUS não tem prazer na morte do impio mas seu prazer é que o impio se converta para que DEUS o sare,.. então JESUS cristo sentiu a dor do pai e se ofereceu em sacrificio,.. e fez isso por amor ao pai e o pai consentiu por amor a nós,…o pai não queria que morressemos sendo impio,..JESUS ERA O FILHO SANTO E SEU LADO COM DEUS PAI JA ESTAVA PREPARADO.ja era garantido,..então ele veio aqui ,.sofreu por nós,..morreu por nós,..foi tentado como nós,..mas venceu,..e tudo isso por amor ao pai,e tbm por amor a nós,…mas diz a palavra que ele ressucitou, e que voltou para o lado do pai,..e jesus disse que iria nos preparar um lugar e que voltaria aqui para nos buscar e levar para ele,.ele disse que na casa do pai há muitas moradas,..nós somos o filho que recebeu o direto de ser curado,..resgatado,..e esse nosso irmão chamado JESUS cristo hoje esta intercedendo por mim e por vc,..ele não leva em conta nossa ignorançia,…vc precisa entender o amor do pai,..e o sacrificio de JESUS cristo,..só te falta isso,..com carinho que te falo isso,..não é com maldade,..muitos podem até te condenar se achando melhores e mais perfeitos e mais sábios que vc,…mas nós somos um só,..e todos nós temos sede da verdade,..e a verdade é que devemos amar uns aos outros ,assim como DEUS nos amou,..DEUS não nos da o direito de julgarmos ninguém,…e tudo que formos fazer aqui nessa vida ,..vamos fazer com amor ,..pois amor edifica,..pois diz a biblia que o amor tudo pode,..tudo crê ,..tudo espera e tudo suporta,..o amor é a arma mais poderosa que DEUS nos deixou,..se termos amor verdadeiro dentro do nosso ser,..tudo vamos vencer,..então no lugar de buscarmos aprender coisas que só trazem medo e confuzão,..vamos procurar encontrarmos esse verdadeiro amor ,..e se procurarmos vamos achar,..o ESPIRITO SANTO NOS ABRIRA CADA DIA MAIS NOSSO OLHO ESPIRITUAL,..hoje estamos vivos,..mas e amanhã?…que possamos estar preparados para o dia da nossa partida,..com o coração cheio do amor de DEUS,..amando e sendo amados,..querendo e sendo queridos,..respeitando e sendo respeitados,..perdoando e sendo perdoados,ajudando e sendo ajudados,sendo sempre humildes com nosso próximo,..pois assim no dia da nossa partida ,.DEUS nos exaltara,..fique com DEUS,..e QUE O ESPIRITO SANTO DE DEUS TE GUIE E TE LEVE A ENCONTRAR TUDO AQUILO QUE VC ESTA PRECISANDO PARA SE ENCONTRAR …DEUS ja TE ENCONTROu,..e ele quer transformar seu medo em coragem,..seu fracasso em vitória, e sua tristeza em alegria,..vc é precioso e especial para DEUS,..ainda há uma chance de tudo isso na sua vida,..aceite JESUS CRISTO COMO O SEU SALVADOR,..não se convença,..mas se converta,..abraços e fique na PAZ DE DEUS…não se importe com as pedras que jogam em vc,..pois elas vão se transformar em degraus para vc subir e chegar mais perto de DEUS,…

  23. Rafael:

    Não estou sondando os preceitos de Deus. Minha indagação corresponde à interpretação que os homens fizeram dela. É aí que mora o problema.

    Mas se tu acreditas realmente no que a bíblia diz, nossa discussão é fútil. O importante é que praticas tua fé respeitando aqueles que possuem outras crenças ou mesmo nenhuma.

  24. Elienal, cito um trecho do seu comentário:

    “…então JESUS cristo sentiu a dor do pai e se ofereceu em sacrificio…”

    Responda-me apenas uma coisa: quem instituiu o sacrifício?

  25. Era uma vez um senhor de idade, conhecido por ser bom, justo e sábio……….. Ele tinha dois filhos, um tão bom, justo e sábio quanto ele, ………..e um outro que… bem, digamos que esse outro filho não o deixasse lá muito orgulho. Mas como filho é filho, ele o amava do mesmo modo.,………..

    eu cito o que me fez deduzir o que escrevi,..um filho ja era bom ,..sábio,..justo,..tanto qnt o pai,..o pai amava os dois,..mas o filho mal tinha muito que aprender ainda,..precisava viver,..e o outro era justo, bom,sábio,..ele por ser bom ,.justo ,.e sábio,se preparou,.sabia que o pai queria ver seu filho mal transformado,..curado,..liberto ,..e ele por ser justo se e por ser bom,.se ofereceu em sacrificio no lugar do filho mal,..e assim o filho mal pode ser ser tranformado ,.regenerado,..curado,..liberto,..esse filho mal ,.somos nós,..e se aceitamos o sacrificio desse nosso irmão ,..então estamos salvos,..perdoados e libertos de todo mal,..pois eu aprendi que JESUS cristo levou sobre sí todas nossas infermidade ,..pelas suas pisaduras fomos sarados,..

    eu ja não ando em maldade e nem jugo ninguém,..pois DEUS é que éo JUIZ dos JUIZES,..eu era inferma da alma,..ja não sou mais,..tinha o peso do pecado ,..mas ja não tenho mais,..aceitei que alguém muito especial me deu o direto de ser livre,…e eu sou livre,..vivo a liberdade de poder amar sem querer nada em troca,..e sou feliz assim,..viver o amor é o que me da a certesa de que DEUS sempre foi bom ,..justo e sábio,..de tudo que aprendi,sei que o melhor da sabedoria humana esta em conhecer á DEUS ,..em temer á Deus,..em viver o amor verdadeiro,..e viver esse amor verdadeiro ,..nós nunca saberemos mais do que quem nos criou,,.e o pouco que sabemos é DEUS que nos capacitou a saber,..portanto por aqui me calo,….só mesmo DEUS podera te colocar dentro de vc as respostas que vc precisa,…por mais que eu tente ,..não te convencerei de nada,..eu não sou DEUs,..mas sou uma pessoa que crê em DEUS e em tudo que ele fez e ainda faz por nós,…e sei que DEUS me ama,…assim como sei que ele ama vc,.e encontro e sinto DEUS em cada sentimento bom,..e isso me preenche,…
    não quero ficar confusa,..e nem vou confundir ninguém,..sou pequenina,..e tenho muito que aprender ainda,..e sei que DEUS me ensinara a cada dia,…
    mas umas lições importante ja aprendi,..e amar é uma dessas lições,…aprendi de DEUS pai e de JESUS CRISTO FILHO,..pois deles tirei a mais béla lição de amor…

    abraços amigo,…fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  26. Elienai, eu entendi o seu ponto de vista. Mas vou repetir minha pergunta de um modo diferente. Como você não a respondeu, penso que não fui muito claro.

    Jesus precisou se sacrificar em nosso lugar primeiro porque precisávamos nos redimir para com Deus. Segundo, porque ele era Deus e quis passar por este sacrifício para provar seu amor por nós. Até aí tá tudo perfeito, lindo. O problema é anterior a isto:
    Se tudo o que afirmo acima é verdade, então uma reconciliação com Deus só era possível se passássemos, no mínimo, pelo sofrimento de Cristo? Por quê?

    Faça um pequeno exercício mental. Imagine-se deus de um pequeno universo. Não quero que você tente imaginar ser Deus, não é isso. Quero apenas que você imagine um universo criado por você e que siga todas as regras de tua vontade.

    Imagina agora que você fez uma pequena criatura que não chega a tua perfeição. Depois você impõe algumas regras para esta criatura. E estabelece que se esta criatura desobedecer as suas regras, ela só estará de bem com você novamente se ela se sacrificar, a custo de muito sofrimento.

    Agora pergunto, isso não seria um pouco, um pouquinho só, sádico de sua parte?

    Aí você pode dizer:

    – Isso tudo é necessário para a criatura aprender a viver e saber que eu existo e a amo. E ainda mando outras criaturas para dizer a ela, em meu nome, que eu existo e as regras existem.

    Legal. Mas se o universo criado é teu, porque simplesmente você já não criou essa criaturinha capaz de obedecer fielmente as regras e já te amando?

    Você ainda poderia rebater:

    – Porque se assim fosse, não existiria livre-arbítrio.

    Isso é falácia. Livre arbítrio é a faculdade de escolher livremente. Só porque a opção de pecar foi eliminada, não significa que eu não possa escolher livremente entre outras opções. Um exemplo? Deus não me deu o dom de ler pensamentos. Mas se eu desejar ler pensamentos, quer dizer que não tenho liberdade de escolha porque Deus me privou desse dom? Claro que não. É apenas uma opção que não posso escolher, só isso.

    Bem, sempre acabo divagando demais nas minhas respostas. Já entrei em assuntos que fogem do discutido no post. Mas é que existe muita coisa que você pode criticar no cristianismo. Muito embora seja um trabalho extremamente fútil, já que religião não se sustenta por lógica, apenas por dogmas e fé.

    Agora fazendo uma pequena confissão, o que me deixa realmente chateado não é o cristianismo em si. Eu critiquei-o no meu post, mas no fim das contas, religião segue quem quer. Portanto reitero mais uma vez que não há necessidade de, vocês cristãos, se sentirem compelidos a responder estas críticas. Embora eu goste de ler o que comentam, me serve de aprendizado.

    Continuando a minha confissão que tem mais cara de desabafo: o que me chateia é que existe uma infinidade de gente que segue uma religião não por fé, nem por lógica. Seguem porque seus pais seguiam. Vão aos rituais de suas religiões não porque tem fé verdadeira, mas sim porque sempre fizeram isso. Essas pessoas que apenas repetem o que escutam quando indagadas sobre os preceitos de sua religião. Os ensinamentos e os dogmas não penetram em seu coração: elas não o compreendem. Recebem os mandamentos de Deus apenas como uma lista que tem que obedecer para garantir seu lugar no céu. Nunca sequer se indagaram se existe realmente um céu e um inferno. São essas pessoas que eu queria acordar, só um pouquinho que fosse. Só isso.

    Abraço!

  27. amigo,..por enquanto não citarei nada sobre o assunto,..mas vou dizer uma pequena frase,..ja aprendi gostar muito de vc,..querer o seu bem,..e penso que vc não tem maldade em nada do que escreve,..eu tbm não tenho maldade em nada que escrevi,..
    vc é um ser do outro lado da telinha,..assim como eu,..e se comentei aqui não foi por mal,..senti uma voz dentro do meu ser que dizia escreve ,..e tudo que escrevi foi algo que saiu do meu ser,…
    eu ja tive muitas experiências nessa vida,..mas não sou estudada,…
    sou uma pessoa muito simples,..mas sou sincéra naquilo que penso e acredito,..
    sou uma pessoa que ja passou por muitas lutas e ainda passo,..mas sou vencedora em cada luta,..e sou feliz mesmo em meio as dificuldades,..e sei ser forte mesmo em meio a dor,..e não estou falando de religiões ,mas sim de sentimentos,..
    e se eu estou dormindo e é nesse sono que sou forte e vencedora porque tenho FÈ em DEUS e em tudo que diz a palavra de DEUS,..ahh amigo,…não quero acordar,..
    não me leve a mal ta,..mesmo dormindo ,te desejo todo bem,..
    bom,..por hoje é isso,..um dia quem sabe volto aqui e escrevo mais alguma coisa que eu sentir ,..se vc me permitir é claro,..
    desculpe se em algum momento te desagradei,..não tenho essa intenção,..e se acaso vc não quizer que eu comente mais nada,..é só dizer e eu nunca mais volto ta,..respeito o querer das pessoas,..
    abração e tudo de bom para vc e sua familia…fuiiii

  28. vc sumiu,..estou esperando ,…!!! hoje senti vontade de escrever,..mas só faço o que sinto,..e senti vontade de dizer isso,..simplesmente isso,..
    te considero um novo amigo,..um amigo que não pensa como eu,da mesma maneira que eu..mas é especial nessa vida tanto o qnt eu…
    gosto de vc,..
    vc vai pensar,..gosta nada,..
    nem me conhece pessoalmente,..
    mas digo,.e dai,..
    só de termos trocado esses recados ja passou a existir um élo,..e os élos sempre me ensinam a querer bem ,..eu sou assim,..e na verdade ja estou com medo de vc nunca mais teclar nada para mim,..
    mas mesmo que isso aconteça,..do lado de cá sempre me lembrarei de vc com muito carinho,..
    ja passou cinco dias e estou esperando vc me dizer alguma coisa,..
    só para eu saber que vc existe e ainda esta aí,..mas sei que os sentimentos das pessoas são diferentes um do outro,..e derrepente vc quer é que eu desapareça,.mas mesmo que seja isso,..assim mesmo do lado de cá entenderei vc,..
    saudades,…
    dessa nova amiga,..que não esta aqui para criticar ,.mas sim para entender e ser entendida,..ass: ELIENAI OLIVEIRA

  29. Elienai, desculpe pela demora na resposta. Às vezes demoro a responder, seja por estar ocupado ou por ser um pouco relapso nas atualizações do meu blog.

    Fiquei meio triste, pois pareceu que você tomou meu comentário como algo, de certa forma, ofensivo. Não era essa minha intenção e peço desculpas se foi essa a impressão que você teve.

    Poxa, você se desculpou sem motivos! Eu não quis dizer que não quero que comentem aqui. Só quero deixar claro que não é preciso se sentirem impelidos a comentar, já que acho inútil discutir razão x fé. E é justamente isso que estou fazendo aqui. Se comentarem, eu acho ótimo! Quem sabe uma pequena discussão (no melhor sentido da palavra) não possa abrir os olhos de quem lê e escreve?

    Sim, você diz ali que, se está dormindo, é assim que se sente melhor, mais forte. Só pra deixar claro: não me referi a você. Sua escolha religiosa é fruto de sua experiência pessoal, creio eu. Apenas nesse ponto você difere das pessoas que eu queria “acordar”: a sua escolha é consciente! Essa é a diferença. Eu tenho a minha verdade e você a sua. Nenhuma das duas está mais correta que a outra. Porém a minha verdade eu a construí e a sua verdade você quem construiu. Não seguimos a verdade de outros, sem ponderar ou vivenciá-la. Isso é que acho louvável.

    Você segue as verdades do cristianismo, mas você escolheu isto. Quem “dorme” sequer deliberou sobre estes assuntos. Segue o cristianismo, ou seja lá qual religião for, mas nem sequer escolheu seguir. É isso que não acho correto!

    Fico feliz que você goste de mim e mais feliz ainda pelo fato de você não se irritar pelo meu post. Isso mostra que você é uma pessoa que sabe escutar e consegue aprender muito com isso.

    Abraço!

    • Rafel!
      Eu acho que vc não é ateu. Tu es um filosofo e que a tua função é levar as pessoas, a refletirem mais. Lendo esses comentarios não vou te dar nem uma resposta. era a função de socrate..! Isso só nos ajudar a refletir. Não que eu não acredite no meu Deus, eu amo de verdade, sabe como? A partir do momento em estou pra lá de baixo, e quando entro em oração, sinto paz, sinto sua presença e tenho solução imediata. E eu acredito mt nele, mas tb há momento que vem as duvidas, mas é que a nossa sociedade é tão compilicada por ser governada por pessoas que não são sensivas que nos nos deixa, em duvida, mas é o proprio ser humano que, complica. A função de Deus é levar o a ser feliz. Se fazemos algo de errado o problema é nosso…cada um que faça sua parte. vc não acha? Se sabemo o que agrada a Deus é amar a Ele, como seu pai com certeza gostaria de ser amado por vc, como criador Deus tb quer ser amado e que amemos tb nosso irmão sendo solidario, ajudando-o quando for necessario. O papel de deus é nos dar a vida e nos guiar…aqueles que nele acreditam. Muitas vezes nos revoltamos com deus porque quremos que ele nos dê tudo prontinho. Nunca que isso vai acontecer. Isso é patrenalismo.
      Imagine vc, se Deus foi tão cruel tão sódico como diz vc… porque que Jesus, nos passou um Pai tão bom, tão misericordioso, e tão proximo? Agente só fala daquilo que o coração sente! Jesus, nos passou um Pai, paterno e mterno. Lembra de Daniel e seus companheiro na fornalha? feliz da vida. Tudo é o amor. No fundo, no fundo vc entende mt bem quem é Deus. Mas obrigada por fazer as pessoas a questionar. Agora cuidado viu? Isso pode tb deixar alguem confuso. Se isso é sua filosofia? A minha familia acredita em, mas não praticante. Eu sou cristã, porque acredtio em jesus, e tb porque ele tem se revelado a cada minuto pra mim. A vida não tem sido facil, mas eu batalho pra isso! Eu não vou cobrar dele e sim das autoridades. Agora ser cristaõ de verdade meu amigo, agente pago um preço e mt grande. Mas saber que a força que recebo, não é minha, isso é mt gratificante. Eu já li o Antigo testamento severo né? Mas Jesus me fez acreditar que esse Pai sadico que vc diz: Ele é muito proximo, quando agente vai a ele…E aprendi ama-lo atraves de jesus. Eu respeito seu desabafo, vc é livre…mas procure estar aberto para deus entrar, pois ele tb é livre só entra quando nós deixamos. mas eu gostei de seu desabafo isso me leva a refletir mais. Ob.

      • Acertou, não sou ateu. Só não sigo nenhuma religião. No entanto estou sempre prestando atenção nelas. Eu estou aberto a Deus, por qualquer meio que Ele ache melhor para me alcançar. E, sinceramente, o cristianismo não foi um desses meios.

        Eu acho que você entendeu meu recado, o que eu queria alcançar com meu post. Fico feliz com isso. Mas quando você diz que posso deixar pessoas confusas, não vejo problema nisso. Eu prefiro deixar alguém confuso a deixá-lo cego. Pois quem está confuso irá procurar respostas. E aí teremos alguém verdadeiro consigo mesmo, seja ele cristão ou não.

  30. Temos que cuidar para nao reduzir o sacrifício de Jesus somente a cruz.
    Sua vida inteira foi ofertada a Deus em forma de Sacro Ofício e a cruz foi uma parte dela, mas como consequencia e ferramenta para a salvação, não como o objetivo. É uma questão de muita reflexão, e é triste ver esse tipo de caricaturas do sagrado.
    Reduzir todo um contexto de reflexão da salvação de Jesus a uma historinha simples de “sim” OU “não” é caricaturizar o sagrado.

    Abraços

  31. André, por que precisamos de salvação? Se temos alguma dívida com Deus, por que ele simplesmente não nos perdoa sem precisar derramar sangue inocente?

    É só isso que quero saber.

  32. Big_Djouse encontrei não por acaso o seu site,porque naõ creio em acasos,e por entender que você precisa não de um confronto, e sim de alguns esclarecimentos pois percebo que com relação as escrituras você é bastante “”conhecedor”” ao ler algumas de suas resposta vi que realmente você le a BIBLIA SAGRADA…Então tudo o que tú precisas é de apenas conhecer O DONO DA BIBLIA falo sobre um relacionamento intimo e pessoal com ELE; (Havia em jerusálem um homen também muito conhecedor das escrituras e como voçê ele também não entendia muita coisa pois o que ele sabia não passava de conhecimentos puramente mundanos,mas apoz um encontro com JESUS ele teve sua vida trasformada JESUS o fez compreender e aceitar coisas que para ele seriam inimaginaveis o seu nome é Nicodemos)Amigo o JESUS que mudou a vida de nicodemos é o mesmo que mudará a sua, e para isso basta tão somente que voçê tenha um encontro pessoal com ELE,Nicodemos por temer e por querer defender a posição que ele tinha diante dos homens procurou a JESUS a noite….Amigo procure ter um encontro com JESUS logo pois assim como passa a noite nos também passamos veja e perceba o Quanto JESUS TE AMA e considere quantas vezes e de quantas formas ELE criou para poder te alcançar tão somente ACEITE esse amor entregando a Tua Vida Ao SENHOR.[deixo para tua meditação João cap.3vs,16 eu sei que voçê sabe de cor porém Amo repetir ‘PORQUE DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU O SEU FILHO UNIGENITO PARA QUE TODO (incluindo voçê) QUE NELE CRER NÃO PEREÇA MAIS TENHA A VIDA ETERNA….’

  33. André, o que seria esse encontro íntimo e pessoal com Jesus?

    Se é íntimo e pessoal, como você sabe se já não tive esse encontro?

    E se o resultado deste encontro que tive foi a resolução de não aceitar como verdade algo que não possa compreender?

    Abraço.

  34. Big_DJouse….. vc naum aceita que para perdoar os pecados é Nescessario derramamento de sangue….a grande verdade é que Jesus veio para que todo aquele que Nele crer naum pereça mas tenha a vida eterna…….se o povo tivesse acreditado que ele era o filho de Deus….naum havia a necessidade de sacrificio….mas quem matou Jesus foi o povo que naum acreditou Nele…..essa he a verdade!!!!!!se tivessem acreditado que Ele era o filho de Deus e acreditado que Ele perdoava pecados……

    • Dc.Marcos, você acha que para perdoar é preciso derramar sangue? Que espécie de perdão é esse? Você só perdoa o seu próximo se conseguir arrumar alguém para derramar o sangue no lugar dele? É assim que funciona? Pense bem sobre o real significado de perdoar.

      • Acho que você não me entendeu muito bem.Mas tudo bem vou explicar melhor, realmente concordo com você, será que é preciso derramar sangue para ter perdão? não faz sentido nenhum, e Jesus também concorda com você, basta ler a declaração de Jesus, quero que você preste muita atenção no que ele disse, em Mateus 9:5 , Jesus ele fala para um homem que os pecados dele estavam perdoados, percebeu? não precisou de sangue, ai você lê alguns versiculos a frente (V.20) Quero Misericórdia, e não sacrifício[…]mas vim chamar os pecadores, ao arrependimento.
        O mundo achava que a terra era quadrada, “Uma verdade passa por 3 estagios: é ridicularizada, é discutida, é aceita!”

      • Então, se você concorda comigo e admite que perdoar passa longe de exigir um pagamento de sangue, por que então não critica a atitude de Deus em exigir um sacrifício para nos perdoar?

        Você está se contradizendo, favor explique-se.

  35. o encontro com Jesus é intimo e pessoal! mas quando o temos muda nossa vida! nosso ser e nao posso ler tanto a biblia assim como vc, mas sei o Pai que tenho! Ele é o caminho para quem esta perdido, Ele é a verdade para quem vive na mentira, Ele é a vida para que esta morto por dentro! me diga: vc consegue durmir a noite? vc realmente é feliz? tem amigos que são mais chegados que irmãos! sua familia? como é? por que vc reluta sobre Cristo! já vejo em vc um grande homem de Deus pois vc age como Saulo! que um dia vc se tone como Paulo! e que seja feliz e salvo! um abrço
    *luana*

    • Luana morte, eu não preciso estar sofrendo, com problemas, para ter curiosidade sobre o universo e nosso propósito nele, se é que existe algum. Abraço!

  36. Alguns infelizmente ainda estão deixando o inimigo cegar suas mentes a respeito da palavra de Deus e isso também é biblico. Quando passamos a conhecer a Deus e a sua palavra então sabemos qual foi a sua verdadeira intenção para a com humanidade. Quem conhece a sua palavra sabe do que estou falando. Então criticos, prestem atenção, pois vcs ainda tem tempo de entregar suas vidas a Ele. Que Deus abençoe a todos abundantemente no nome do Sr. Jesus Cristo……

  37. O ora o homem natural não aceita as coisas do espirito de Deus, porque ele são loucura; e não pode entende-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por ninguém é discernido. Pois quem jamais conheceu a mente de Cristo, para que possa instrui-lo? Mas nós temos a mente de Jesus Cristo. 1 Cor. 2:14,15,16. Paulo é bem claro neste texto então leiam e meditem homens de pouca fé ou sem fé alguma. Deus abençõe a todos em nome de Jesus

    • De novo essa história. Quer dizer que, se critico o que alguém diz ser a vontade de Deus, eu é quem estou fechado para a verdade dEle?

      Podes me tirar uma dúvida, por favor? Como é que vocês determinam quem está sendo inspirado por Deus ou não?

      Seria irônico se meu post tivesse sido escrito por influência do próprio Deus, não?

  38. A terra era quadrada…..

  39. Infelizmente não temos todas as respostas, tenho tantas perguntas sem respostas, por exemplo porque Deus permite que uns nasçam perfeitos e outros com deficiência fisica ou mental, sem chance nenhuma na vida?
    tenho mil motivos para criticar á Deus, mas preferi confiar, crendo que um dia as minhas respostas sejam respondidas ai vou entender o porque de tudo existir. lembre-se, sempre seremos escravos de alguem ou alguma coisa, quando digo sempre é sempre.Preferi ser escravo de um Senhor que me trata como filho.Escolha seu Senhor!!!

    • Sempre seremos escravos de alguém? Por quê?

      Eu concordo que sempre somos escravos da ignorância. Quanto mais lutarmos para nos livrarmos dela, mais livres seremos. E isto é um processo sem fim. Não dizem que a verdade liberta? Então, por que não procurá-la?

      Será que o Senhor te trata realmente como um filho?

  40. Sim a verdade liberta, mas qual seria a verdade? qual verdade Jesus se referia, concordo com você temos que ser livres da ignorância, eu não posso crer em algo que eu não saiba, o problema da imagem negativa que muitas vezes o cristianismo passa, são por causa de pessoas que são ignorântes e não sabem nem no que crêem, ou seja a ela tem fé em algo que elas mesmas não conhecem, e acabam indo pela cabeça de lideres que também não sabem do que falam.

    Mas fica ai a pergunta, é preciso de uma razão para ter fé ou a fé traz a razão?

    Se me trata como filho? Neste caso não tenho duvida nenhuma, de acordo com que está escrito e pelas evidencias que tenho vivido, tenho razão para crer que sim.

    • “o problema da imagem negativa que muitas vezes o cristianismo passa, são por causa de pessoas que são ignorântes e não sabem nem no que crêem, ou seja a ela tem fé em algo que elas mesmas não conhecem, e acabam indo pela cabeça de lideres que também não sabem do que falam.”

      O problema é outro. Diversos dogmas cristão não se sustentam com o mínimo de argumentação lógica. Você, por exemplo, poderia diminuir um pouco dessa “visão negativa” que você mesmo cita, apenas explicando o paradoxo do post.

      “Mas fica ai a pergunta, é preciso de uma razão para ter fé ou a fé traz a razão?”

      Não, não existe razão para se ter fé. Diria que, quem se guia pela razão, pouco confia na fé.

      E não, fé não traz razão. A fé tá pouco se lixando pra razão. A fé cega, escraviza, não permite que outra explicação tome seu lugar. Ou você aceita pela fé, sem questionar, ou você está errado. Simples assim.

      “Se me trata como filho? Neste caso não tenho duvida nenhuma, de acordo com que está escrito e pelas evidencias que tenho vivido, tenho razão para crer que sim.”

      Tenho medo do seu conceito de pai.

  41. Estas reflexões sâo importantes para nos ajudar na compreensâo da própria fé e no questionamento das nossas escolhas religiosas.Não considero ninguém ateu, pois toda pessoa acredita em algo superior a ela mesma ou entâo,pensa como Nietzche crendo no estágio de super homem!. A teologia mesmo tendo a Revelação de Cristo como centro de seus estudos, nâo descarta as muitas possibilidades de Deus se comunicar com a humanidade por outras vias. Então, construamos um mundo de paz e fraternidade pelo amor, pelo diálogo e pela compreensão.Paz e Bem.

  42. cristo…
    justo
    santo
    razao de vida, nao loucura!!!

  43. querido amado, vou apresenta-lo a DEUS pai em nome de nosso
    Sr. e salvador JESUS CRISTO, por intermédio do querido ESPIRITO SANTO
    que intercede por nós pecadores em especial pessoas como você, que estar
    sendo infruenciado por espíritos maliguinos.
    Lhe deixo a Paz do nosso Sr. JESUS, não a paz que o mundo da, a qual você apresnta ter no momento. Fique na PAZ.


Deixe um comentário

Categorias

