Publicado por: Big_DJouse | janeiro 21, 2008

Sobre Termos Regionais

Estava eu um dia desses passeando pela praia, olhando aquelas barraquinhas cheias de presentes que fazem a alegria dos turistas. Em uma delas, vi uma camisa com uma compilação das gírias que usamos por aqui. Daí, puxando um pouco da memória, fui listando as gírias que escuto frequentemente por aqui, em João Pessoa. Se você estiver planejando vir aqui algum dia, creio que não ficará tão perdido. Ei-las (Ei-las! Quem usa “ei-las” hoje em dia?):

Agro-girl – patricinhas oriundas de cidadezinhas do interior.

Baitôla – O mesmo que homossexual do sexo masculino.

Boyzinho ou boyzinha – qualquer criança ou adolescente. Mas no caso feminino, serve para designar também moças um pouco mais velhas.

Cabrunco – confesso que não é tão usado. Mas aqui está para não deixar ninguém desprevenido. Pode ser interjeição como em: “Eeeeita, Cabrunco!”. Mas também pode ser advérbio de intensidade: “Que merda do cabrunco você fez!”

Desgulepar – fiquei maravilhado quando ouvi um moleque falar esta aqui em uma cidade de interior. O mesmo que “desmantelar”.

Desmantelar ou dirmantelar – Significa sair dos eixos, estragar, não servir mais para uso, seja fisicamente ou “moralmente”. Uma pessoa “desmantelada” significa alguém desleixado, ou com algum tipo de vício.

Infitete – esse aqui é legal. É uma maneira depreciativa de chamar alguém, mas sem maiores repercussões. Não chega a ser um xingamento. É do mesmo nível de “leso”. Mas, segundo Macedo que comentou aí embaixo, infitete também pode ser uma pessoa que não merece confiança, aproveitador. Os significados mudam conforme a região, portanto cuidado ao usar alguns termos.

Leso, leseira – Seria o mesmo que bobo ou bobagem. Não chegua a ser ofensivo, dependendo das circustâncias em que é usado.

Mói – coletivo para qualquer coisa. Exemplo: mói de carro, mói de gente, mói de jegue, mói de puara. Se usado juntamente com um ei, pode-se tornar um vocativo para um grupo de pessoas, como em: “Ei, mói!”

Oxente ou oxi – interjeição que normalmente indica contrariedade ou dúvida. Mas pode ser usada em outras ocasiões, é claro.

Pipôco – explosão ou barulho bem alto. Às vezes pode ser sinônimo de porrada, como em: “Eu dei-lhe um pipôco!”

Pinar – fugir por medo, “amarelar”.

Preula – uso genérico. Pode ser sinônimo de “coisa”, como em: “Que preula é isso?”. Mas também pode ser advérbio de intensidade como em: “Que mulher da preula!”

Puara – prostituta.

Rocha – geralmente usado quando se estabelece um acordo. O engraçado é que dificilmente vejo mulheres usando-a. Exemplo: “Aparece lá em casa, é rocha?”

Vixe ou Vixe Maria – Seria o mesmo que “Virgem Maria”. Basicamente é uma interjeição que pode ser usada em tudo, mas geralmente designa espanto.

Por enquanto me lembrei apenas destes. Mas vou aumentando este pequeno dicionário com o tempo.

Anúncios

Responses

  1. Sugiro acrescentar mais significado a palavra INFITETE:

    Infitete- pessoa que não merece confiança, aproveitador.

    Há pesquisa ai o significado da palavra BAITÓLA.

    Grande abraço,

    Macedo

  2. Claro, como pude esquecer de Baitôla?!

    Abraço!

  3. Eu quando pequeno escutava os adultos falarem menino enfitete aquele! E quando perguntava a eles o que era enfitete, eles me diziam teimoso, arteiro ou levado.

  4. As pessoas também falam “peula” no lugar de “preula”….
    ah, e também existe a expressão “cacimba” em substituição a um palavrão, por exemplo…eita cacimba!!!!!
    outras palavras que acho que não podem ficar de fora>>>
    piripaque…
    trosso (troço não sei como se escreve…)
    pinóia…
    mistura…(com relação àquilo que acompanha a comida comida-carne, frango, ovo,etc.)
    por enquanto as que eu lebro kkkk…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: