Publicado por: Big_DJouse | novembro 22, 2007

Sobre RPG

É a primeira vez que falo de um dos meus passatempos preferidos: O RPG. Mas provavelmente não será a última.

Comecemos com a definição. RPG é a sigla de Role Playing Game. Em português, Jogo de Interpretação de Papéis. Em grego, strateegia. Em latim… deixa pra lá, tou assistindo muito Tropa de Elite. Voltando ao assunto, gostaria de frisar bem a sigla RPG: Jogo de Interpretação de Papéis. Sacou? Interpretação, ou seja, representação teatral de alguma coisa, mais precisamente, personagens. Representação teatral ainda é um termo muito forte, visto que na maioria dos casos, os jogadores de RPG só interpretam as falas dos seus personagens e anunciam também suas ações no decorrer da história. Nem mesmo nas versões de jogo conhecidas como “Lives”, que se aproximam muitíssimo do teatro, é encorajado o contato físico.

Portanto, pela própria definição, temos que RPG nada tem a ver com religião, violência, assassinato e outras sandices que a imprensa tenta enfiar goela abaixo na população (com sucesso). Se alguém matou seus pais, ou fez um ritual lá no meio do cemitério, chupou sangue de criancinhas ou outra coisa maluca, ele pode ter feito qualquer coisa, mas nunca ter jogado RPG. Provavelmente estamos falando de um maluco ou um espertinho que quer aliviar sua pena colocando a culpa em um passatempo desconhecido. Entenderam?

Deixa eu explicar de outra forma: tal qual no cinema, tudo que se faz no RPG é de mentirinha. Meu personagem pode até matar o seu, mas eu nunca vou sequer lhe encostar o dedo. Tudo fica na narrativa. Entenderam novamente?

Espero que sim. Melhor que isso, só se eu desenhar. Portanto, meus caros, se vocês ouvirem falar de outro caso na mídia de crime que tenha sido causado pelo RPG, desconfie. Provavelmente é só um jornalista tentando chamar atenção com uma matéria mal formulada, tendenciosa e sem fundamento.

Voltarei a refutar outras maluquices que escuto sobre o RPG em breve.

Anúncios

Responses

  1. Boa juba boa, só lembrando AINDA VOU MATAR A FAMILIA DAQUELE FDP QUE MATOU MEU PERSONAGEM 😡

  2. Como sei que o mundo é cheio de IDIOTAS, devo dizer que Gabiru usou de ironia no post acima.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: