Publicado por: Big_DJouse | outubro 14, 2007

Sobre Eu, Robô

Peça a um mané qualquer criar uma ficção centrada no relacionamento entre humanos e robôs. Ele provavelmente vai te entregar uma história que fala sobre uma guerra apocalíptica entre a humanidade e sua criação. Mas digamos que você queira ajudar seu amigo e entrega para ele as três leis da robótica aí embaixo:

1- Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.

2 – Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.

3 – Um robô deve proteger a própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e a Segunda Leis.

O nosso mané lá em cima ia logo se deliciar. Ia criar uma história de um robô que, sei lá por qual motivo, iria contrariar as leis acima. Ou algo parecido. Bem, não importa, ele ia acabar contando a mesma droga de história: uma guerra entre robôs e humanos. Coisa que qualquer um pode imaginar por aí.

É aí que entra o tal do Isaac Asimov. Ele escreveu um livrinho, chamado “Eu, Robô”, que possui 9 contos baseados justamente das três leis acima. Mas ele não se acomodou com o óbvio, como o mané do nosso exemplo. Asimov fez algo diferente em seus contos: em todos eles os robôs criam problemas por obedecerem às três leis. Para quem gosta do assunto, fica aí a dica.

P.S.: Tem um filme aí que se baseia no livro, embora não seja adaptação de nenhum conto. Nunca assisti, tenho medo de que o roteiro tenha sido criado por algum mané.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: