Publicado por: Big_DJouse | julho 11, 2007

Sobre Religiões

Não possuo religião. Contudo não sou agnóstico. Acredito que exista um Deus, apenas baseado no que minha razão e minha experiência me diz.

Pois é,  eu sou, até certo limite, contra as religiões.  Considero-as prisões para o espírito humano. Mas isso não me impede de respeitar quem as siga, desde que não me importunem por não seguí-las igualmente.

Porém, algumas religiões me fascinam. Mais precisamente as orientais. O motivo é que simplesmente elas se concentram no autoconhecimento, e não na adoração cega à alguma divindade. Vejam só este exemplo, um citação de Buda:

“Não creia em coisa alguma com base na autoridade de mestres e sacerdotes;

não creia em coisa alguma pelo fato de lhe mostrarem o testemunho escrito de algum sábio antigo.

Aquilo, porém, que se enquadrar na sua razão e depois de minucioso estudo for aceito pela sua inteligência, conduzindo ao seu próprio bem e ao de todas as outras coisas vivas, a isso aceite como verdade e por isso paute sua conduta. “

Uso essa citação aí para me guiar em tudo na minha vida. Talvez eu não vá muito longe, mas ao menos estou usando meus próprios pés. Isso é o que importa.

E para terminar, sugiro que você, praticante de qual religião for, medite seriamente sobre esta citação. Se você, após isso, ainda continuar no seu credo, considere-se dono de uma fé inabalável e, mais importante, sensata.

Responses

  1. Sem comentários ;x 😛
    Loveeeeeeeeeeeeee
    :*********

  2. Rapaz, eu já sou agnóstico. Agnóstico teísta, aliás. Fui ateu por um bom tempo, quando então notei que minha fixação em negar igualava a fixação dos teístas em afirmar. Cheguei à conclusão que, como eles, eu também não fazia a menor idéia do que estava falando

    Atualmente alego total ignorância no assunto e dou a conversa por encerrada.

    Mas tem uma frase da qual gosto muito e sempre repito quando alguém sugere que vai me levar para uma igreja qualquer, na tentativa de me converter:

    “Não tenho nada contra deus. Meus problemas são com o fã-clube dele.”

  3. Realmente, Pedro, uma ótima frase. Ô fã-clube pra criar problemas!


Deixe um comentário

Categorias

