Publicado por: Big_DJouse | fevereiro 25, 2007

Sobre vilões

Já reparou como é raro encontrar um bom vilão em livros? Não basta fazer apenas maldades, ser desprezível ou simplesmente se opor ao mocinho da história. Um bom vilão tem que fazer você sentir vontade de espancá-lo toda vez que apareça no texto. Tem que fazer você jogar o livro pela janela, simplesmente por puro ódio. E, segundo o que eu já li, foram poucos os que conseguiram. Eis alguns:– A velha Osugi (Musashi, de Eiji Yoshikawa). Petulante, irritante, intragável, desprezível, fanática, vingativa, dissimulada e… me faltam adjetivos para descrevê-la. A simples menção dela no texto me fazia sentir espasmos de ódio. Só não arremessava o livro na parede porque era emprestado. A cegueira com a qual ela protegia o imprestável filho e a devoção com a qual perseguia Outsu e Musashi já a coloca, com mérito, no panteão dos piores vilões. Pouco me importa se ela fica boazinha no fim da história. Na primeira oportunidade eu enfiava-lhe uma katana na barriga.

– O macaco Manhoso (As Crônicas de Nárnia – A Última Batalha, de C. S. Lewis). Aqui me basta um adjetivo para definir bem esta criatura: FILHO DA PUTA! A maneira como ele manipula todos ao seu redor é doentia. Por isso mesmo um ótimo motivo para ler este livro.

– O Big Brother e o IngSoc (1984, de George Orwell). Não somente ele, mas todos os sistemas de governo deste magnífico livro. Não há como ficar deprimido diante o controle do partido sobre os cidadãos. A simples idéia de criar uma linguagem com o intuito de estreitar o pensamento foi genial. Em resumo, a atmosfera criada pelo IngSoc é tão sufocante que posso, com louvor, enquadrá-lo como um dos maiores vilões desta modesta lista. O que me revira o estômago é ver o termo Big Brother ser usado em um programa de televisão tão… imbecil.

– Lúcifer Mourningstar (Sandman, de Neil Gaiman). Não que ele tenha sido um grande vilão nas histórias de Morpheus. Mas coloquei-o aqui apenas para mostrar que um ato sutil também pode ser bem cruel. E, poxa, é o capeta! Um dos maiores vilões em cerca de 10 entre 10 religiões. Pois bem, na história, Lúcifer jura vingança por uma gracinha que Sonho havia feito lá nos infernos. E o beiçudo cumpre direitinho: mais na frente, ele fecha o inferno, expulsa todo mundo (hehehe) e entrega as chaves para Sonho. Nem preciso falar que logo depois Sonho se viu com um lindo pepino nas mãos. O perpétuo ficou sem saber o que fazer com a bendita (?!) chave, enquanto divindades dos quatro cantos do mundo cresciam os olhos para o inferno. É, Sonho escapou por pouco. Só não vou dizer como.

– Dr. Hannibal Lecter (O Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris). Um assassino canibal. Provavelmente você iria querer distância de um tipo destes. Mas não com o Dr. Lecter. O cara é tão refinado, culto e manipulador que atrais as pessoas do mesmo modo que uma lâmpada atrai mosquitos. Este aqui entrou na lista não por ser odiável, mas justamente pelo seu carisma.

– Sauron (O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien). Este aqui é só para fazer uma importante ressalva. Não se vê ele uma única vez em todo livro. Tudo o que se sabe sobre o mesmo é conhecido apenas pelas vivências dos demais personagens, ou o impacto de suas ações na guerra do Anel. O que foi, na minha opinião, uma jogada de mestre de Tolkien. Ele queria criar um vilão cruel e maligno, mas ao invés de descrevê-lo, mostrá-lo ou qualquer coisa parecida, deixou-o na escuridão. Tolkien apenas dá os toques para deixar tudo a cargo da imaginação do leitor, o que sem dúvida é mais tenebroso. Há uma diferença muito grande em dizer que atrás da porta existe um bicho-papão e dizer que lá existe seu maior medo.

É, só consegui lembrar destes. Se alguém tiver sugestões de mais vilões memoráveis, comenta aê. Vou apreciar muito, ainda mais se for de um livro que ainda não li.

Anúncios

Responses

  1. putz, não chega a ser uma vilã, mas eu tenho muita raiva de guenwhifar, sei la como se escreve essa merda, a mulher de artur!!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: